Rádio Jovem Pan

sábado, 19 de janeiro de 2013

8 alimentos para turbinar a sua saúde


Ninguém consegue viver somente de espinafre e salmão para ser saudável. Saiba o que o novo time de grãos, frutas, carnes e bebidas pode fazer por sua saúde e até por sua cintura


8 alimentos para turbinar a sua saúde

1. Couve
Não torça o nariz. A couve-manteiga é rica em vitaminas A e C, potássio, cálcio, ferro e ácido fólico. “Também contém betacaroteno e luteínas, que, segundo um estudo publicado no periódico Future Medicine — Aging Health, combate a degeneração macular (perda de visão central decorrente da idade) e diversos tipos de câncer, incluindo nos pulmões e na boca,” diz Dave Grotto, autor de 101 Alimentos Que Podem Salvar Sua Vida (Ed. Larousse, 448 págs.).
Dica - Para preservar a vitamina C, corte a folha só na hora de servir.

2. Goji Berry
Essa frutinha agridoce vem da China e ainda é difícil de encontrar no Brasil. Está repleta de fitoquímicos como betacaroteno e zeaxantina. Um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry mostra que seu consumo diminui o risco de cânceres como os de pulmão e bexiga. “E é a única fruta capaz de reduzir o mau colesterol e aumentar o bom”, afirma Grotto. De acordo com Jocelem Salgado, professora da USP e presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais, o goji também protege você do envelhecimento, aumenta a energia e a força e turbina a produção de células do sangue. 
Dica - Use gojis secas no lugar de uva-passa

3. Chá de Arbusto Vermelho
Feito com as folhas secas, é o novo chá verde, repleto de fitoquímicos que facilitam a digestão e antioxidantes. Um estudo conduzido pelo Instituto de Ciência da Idade da Aichi, universidade médica no Japão, descobriu que o chá previne alergias e câncer. “A folha é mais rica em flavonoides do que o chá normal. Além disso, não contém cafeína e é pobre em taninos”, explica Jocelem Salgado. 
Dica - Procure por especiarias de arbusto vermelho, como a baunilha de Madagascar.

4. Kefir
É feito da fermentação do leite com grãos de kefir. “Tem uma variedade de bactérias diferente do iogurte, mas com benefícios similares, como a capacidade de baixar o colesterol e aumentar a imunidade”, diz Susan Kleiner, autora de Emagreça com Bom Humor (Ed. Larousse, 160 págs.). Um estudo do American Journal of Clinical Nutrition concluiu que o kefir é mais eficaz que suco de frutas e outros laticínios para diminuir a fome. Segundo a química Conceição Trucom, autora de Alimentação Desintoxicante (Ed. Alaúde, 192 págs.), o kefir trata a constipação e problemas de pele.


5. Farinha de Semente de Linhaça
Diferentemente da semente de linhaça, “a farinha é facilmente digerida e rica em lignina, prebióticos que equilibram a flora bacteriana intestinal,” diz Susan. Consequentemente, ativam as funções imunológicas. O óleo de semente de linhaça não oferece os mesmos benefícios. Para Conceição Trucom, que também é autora de um livro sobre esse alimento, A Importância da Linhaça na Saúde, (Ed. Alaúde, 152 págs.), o ideal é comprar a semente e moê-la no momento de consumir, já que a farinha oxida muito rápido. “Antes de comer, é mais saudável deixar a semente crua e íntegra de molho na água de 4 a 8 horas”, afirma.
Dica -  Compre a semente em lojas de produtos naturais e salpique no cereal, iogurte e frutas.

6. Jacaré
Mais um motivo para você ir ao Pantanal: a carne branca do jacaré. O sabor suave lembra o frango. “Rico em proteínas e ômega 3, faz bem ao coração”, diz Dwain Johnson, professor de ciências que estudam a carne na Universidade da Flórida, nos EUA. Segundo a nutricionista especializada em nutrição funcional Flávia Morais, o jacaré tem mais proteína e menos gorduras totais, colesterol, gordura saturada e calorias que a carne de frango.
Dica - Tempere a cauda (mais macia) com pimenta-do-reino e grelhe.

7. Nori
É a alga que envolve o sushi, rica em fibra, cálcio, ferro e zinco. “Contém lignina, que, de acordo com um estudo publicado no Journal of Applied Phycology, previne o crescimento de tumores”, afirma Susan. Alberto Peribanez Gonzalez, médico especialista em nutracêutica e autor do livro Lugar de Médico É na Cozinha (Ed. Alaúde, 298 págs.), explica que as algas contêm 100 vezes mais cálcio por peso do que o leite, prevenindo a osteoporose. “Podem conter mais de 100 sais diferentes, como iodo e selênio”, explica. Procure na seção de produtos importados do supermercado.
Dica - Triture e use o pó como sal.

8. Amaranto
Os astecas já usavam esse grão com sabor de nozes para aumentar a resistência e a força. “É uma excelente fonte de fibras e minerais dietéticos, como ferro, magnésio, fósforo e cobre, e mais especialmente manganês,” explica Gonzalez. Um estudo publicado na Annal of Nutrition and Metabolism concluiu que o grão reduz o mau colesterol. “O amaranto é um dos poucos grãos que têm todas as proteínas, ou seja, os oito aminoácidos essenciais. É rico em antioxidante esqualeno, que inibe câncer de próstata”, diz Grotto. À venda em lojas de produtos naturais.
Dica - Cozinhe como arroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário